"FÉNIX"

Colectânea Literária

POESIA

 
   

ALBERTO ARAÚJO

   
   

PERFIL BIOGRÁFICO

ANTÔNIO ALBERTO ARAÚJO DE SOUSA |ALBERTO ARAÚJO – Nasceu na cidade de Luzilândia - PI. Atualmente, reside em Niterói - RJ – poeta, escritor, jornalista, fotógrafo, cinegrafista, contabilista, professor licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, colunista da página Cultura do Jornal Santa Rosa da redatora e jornalista Maria Sílvia de Souza Tani. Diretor e editor do blog cultural FOCUS – PORTAL CULTURAL (blog que divulga a cultura fluminense em geral). Redator Geral da página Grupo Mônaco de Cultura no Jornal Literato. Desde cedo que escreve poesias, contos, etc. Tem um vasto conhecimento na poesia lírica, termo que mais o identifica. Já é muito conhecido pelo Brasil e parte do mundo.
Publicou: “Caminhos Percorridos Eu e a Poesia - Poemas” lançado no 8º SALIPI (Salão do Livro do Piauí) e, também, relançado em Niterói – RJ, no Calçadão da Cultura da Livraria Ideal, dentro do Projeto Giro Cultural – Todo a pé, da Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em janeiro de 2013.
Participou das I e II Antologias dos Poetas Contemporâneos do Brasil, a primeira foi lançada na Bienal 2010 – São Paulo - SP. A segunda foi lançada na Bienal de 2011 no Rio de Janeiro - RJ. Publicou também o livro Identidade do Sol – Poesias e Pensamentos de Amor lançado em agosto de 2011 no MAC – Museu de Arte Contemporânea, dentro do evento Um Brinde à Poesia – Coordenado pela fotojornalista e atriz Lucília Dowslley.
Poeta premiado com Medalha de Ouro no 1º salão de Artes Plásticas e Poesias da ANBA – Academia Niteroiense de Artes Plásticas, Letras e Ciências – Niterói – RJ com a poesia Cidade Sorridente – em homenagem a Niterói - RJ – pela passagem de seus 438 anos.
Condecorado com Medalha Cultural 2011, pelos méritos culturais em sua ilustre pessoa, como uma das proeminentes personalidades dos meios culturais, intelectuais e sociais do Estado do Rio de Janeiro – RJ – em 2 de março de 2012.
Condecorado com a Medalha Cultural Salvador Dalí, mérito conferido aos proeminentes trabalhos artístico cultural, social e intelectual no Estado do Rio de Janeiro, concedido pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências, evento realizado em 25 de janeiro de 2013, no Centro Cultural – OAB – Niterói – RJ.
Escritor Homenageado com o Troféu – Professora Cleonice de Castro Teles, encontro da COLUZ – Colônia Luzilandense em Teresina - PI – 2013. Sua poesia tem também característica social e contemporânea. Assina vários sites e blogs. Em seu site oficial, conta-se com mais de 120 mil leituras. Faz parte das academias de letras e associações culturais:
ANBA – Academia Niteroiense de Belas Artes, Ciências e Letras;
Associação “Escritores ao Ar Livro”;
AVSPE – Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores;
CFHL - Cenáculo Fluminense de História e Letras;
IHGN – Instituto Histórico e Geográfico de Niterói;
Associação Internacional de Poetas Del Mundo;
ANE – Associação Niteroiense de Escritores;
Correspondente da ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza - CE.
Sua poesia, A Primeira Pessoa do Singular, está publicada no livro: EJA – Educação de Jovens e Adultos – EAD – Língua Portuguesa – Editora: Base Editorial Ltda. – Curitiba - PR.
Seu livro Caminhos Percorridos – EU e a Poesia – é ganhador do prêmio INTERARTE 2012 na categoria: Melhor livro de Poesias de 2012 – pela Academia de Letras de Goiás Velho - GO.
Escritor reconhecido internacionalmente com o Prêmio Luso-Brasileiro de Poesias – na categoria: Melhores Poetas de 2013 concedido pela Editora Mágico de Oz. de Ilha de Madeira – Portugal.
Academia Niteroiense de Letras – Casa de Horácio Pacheco como agradecimento pelas suas constantes contribuições culturais àquela casa concedeu Carta de Agradecimento a Alberto Araújo pela sua contribuição junto ao seu veículo de comunicação o site na internet FOCUS – PORTAL CULTURAL.
Sala de Cultura Leila Diniz – Presidida pelo jornalista Haroldo Zager e coordenado pela jornalista Renata Palmier lhes enviaram carta de agradecimento pelos dois anos de contribuição e divulgação cultural junto ao seu site na internet FOCUS – PORTAL CULTURAL e sua coluna Cultura no JORNAL SANTA ROSA.
A sua poesia “Cidade Sorridente”, que o poeta fez em homenagem a Niterói pela passagem de seus 438 anos, é trabalhada no Projeto Nossa História: Eu, você e Niterói, este projeto tem como objetivo conhecer a história de Niterói e valorizar as expressões culturais de nossa cidade. É assinado pelas Diretoras: Luciana Botelho e Jaqueline Campos, a pedagoga Mabel Farias e os alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil Lisaura Machado Ruas – Badu –Niterói - RJ.
Condecorado com a Medalha Comemorativa aos 50 anos de carreira, do Artista Plástico De Luna Freire, devido à suas contribuições culturais à ANBA, homenagem realizada no Centro Cultural Camilo Guerreiro Filho – OAB – Niterói – RJ em 13 de setembro de 2013.
Faz participação no site Portal do Poeta Brasileiro – Coordenado pela escritora Aline Romariz de São Paulo, onde contribui com textos poéticos e literários. Participou do XV Curso de História Luís Antônio Pimentel, ano de 2012, do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói - RJ.
Alberto Araújo é também um dos Coordenadores do III ENCONTRO DO ESCRITOR NITEROIENSE, realização Movimento Mãos Para a Saúde (Entidade filantrópica criada para ajudar e apoiar diretamente o Hospital Municipal Carlos Tortelly), junto com as personalidades culturais de nossa cidade, a comissão organizadora: Professor Renato Paula de Almeida, Bibliófilo Carlos Silvestre Mônaco, Diretora do Centro Cultural Maria Sabina Neide Barros Rego, Professor Luiz Antônio Barros, Empresário, Presidente do MMPS Celso Santana, Pedagoga Laura da Mata. Evento será realizado no dia 02 de dezembro de 2013 às 18 horas, no Clube Central de Niterói.
Tomou posse na Cadeira nº 17 - Patronímica de Álvares de Azevedo, no Cenáculo Fluminense de História e Letras, em 16 de agosto de 2013.
Alberto Araújo recebeu o Troféu Internacional “Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes” em Viena – Áustria, concedido pela ABRASA – Associação Afro-brasileiro de Apoio à Cultura. A Cerimônia Oficial de entrega do Prêmio, realizada no Castelo de Colbenz, com todas as honras que tal evento mereceu, no dia 19 de outubro de 2013.
Publicou o livro “Discurso de Posse do Acadêmico Antônio Alberto Araújo de Sousa e Saudação da Acadêmica Franci Machado Darigo”, no Cenáculo Fluminense de História e Letras – posse na Cadeira nº 17 – Patronímica de Álvares de Azevedo – Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura – Niterói - RJ, agosto – 2013.
Tomou Posse como Membro Honorário no Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, em 19 de setembro de 2013.
Publicou o livro “Discurso de Posse – Tema Dona Isabel Cristina, Imperatriz Constitucional e Defensora Perpétua do Brasil e Saudação de Marcos Vinicius Macedo Varella”, como membro honorário no Instituto Histórico e Geográfico de Niterói – Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura – Niterói – RJ, setembro – 2013.
Participa da Exposição II NIKITIKITIKERU -2013, com a poesia Niterói Meu Amor, projeto sob a curadoria de Paulo Roberto Cecchetti, em homenagem aos 440 anos da cidade de Niterói – RJ.
Participa da Revista anual do Cenáculo Fluminense de História e Letras, ano 2012 – páginas 23 a 26. Editora Nitpress – Niterói – RJ.
Participa da Revista do Cenáculo Fluminense de História e Letras, ano 2013 – Edição Especial 90 anos, páginas 21 a 26, Editora Nitpress – Niterói – RJ.
Participa do Livro Diário do Escritor 2012, 2013, 2014, publicado pela Litteris Editora do Rio de Janeiro-RJ – Brasil. Na agenda 2014 sua página é o dia 14 de janeiro.
Recebe dezembro de 2013, o Prêmio Niterói Cultura 2013, pelos serviços prestados a cultura de Niterói, troféu concedido pela ANE (Associação Niteroiense de Escritores), na gestão de Leda Mendes Jorge.
Recebe em março de 2014, o Prêmio Excelência Cultural 2013, concedido pela ABD (Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais) em comemoração ao 70 anos da entidade ABD – Rio de Janeiro – RJ.
Seus trabalhos poéticos são divulgados na internet. Para ter acesso às suas poesias basta acessar os sites --blogs.

SITE OFICIAL:
www.albertaraujo.recantodasletras.com.br
RECANTO DAS LETRAS:
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=15792
Site poeta del mundo:
http://poetasdelmundo.com/detalle-poetas.php?id=7366
AVSPE:
www.avspe.eti.br/biografia2012/ALBERTO ARAUJO.htm
SITE DE PORTUGAL:
www.luso-poemas.net/modules/yogurt/index.php?uid=1489
SITE DE POESIAS:
www.sitedepoesias.com/poetas/ALBERTARAUJO
BECO DOS POETAS:
www.becodospoetas.com.br/profile/albertoaraujo
SITE O MELHOR DA WEB:
www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdEscritor=88
LITERARTE:
www.sitedoescritor.ning.com/profile/ANTÔNIOALBERTOARAUJO
FOCUS – PORTAL CULTURAL I, destinado à arte, música, poesias e literatura.
www.poetalbertoaraujo.blogspot.com
FOCUS – PORTAL CULTURAL II
www.focusportalcultural.blogspot.com.br
PORTAL DO POETA BRASILEIRO.
http://portadopoetabrasileiro.blogspot.com.br/
SITE FÊNIX DE PORTUGAL
http://www.carmovasconcelos-fenix.org/Escritores/ALBERTO-ARAUJO/Alberto_Araujo.htm

   
   

 

 

 
IDENTIDADE DO SOL
poesias e pensamentos de amor

Antônio Alberto Araújo

Copyright © 2010 by Antônio Alberto Araújo
O conteúdo desta obra é de responsabilidade
do autor, proprietário do Direito Autoral.
Proibida a venda e reprodução
parcial ou total sem autorização.
Capa, projeto gráfico, editoração e impressão.
ALL PRINT EDITORA E GRÁFICA LTDA
   
   

 

Apresentação

por Tuela Lima


Alberto Araújo, neste livro intitulado “Identidade do Sol”, consolida-se como um dos mais interessantes poetas da contemporaneidade. Cerca de 150 poemas compõem as cordas de sua lírica poética. Que fazem incitarmos e vislubrantemente penetrar no fogo da paixão, da alegria, fantasia e sonho. São poemas de certa forma transparentes, representados e evocados pela a transcendente luz que irradia o signo das cidades todos os dias, o Sol. Aqui mergulhamos e emergimos nas simultâneas formas de expressar o amor. No percurso pleno e absoluto de suas poesias líricas e ao mesmo tempo também em que personifica o sol como o seu grito inquietante de amor ao coração de quem ama. O poeta saiu-se bem, escolheu um título bem significante para anacronizar seus pensamentos românticos e retóricos. É uma poética vigorosa que demonstra emoção em todos os versos enfáticos. Emboramente veremos aqui também a sua versatilidade de encarar seus escritos, é essa maneira que o torna um dos mais requisitados poetas da atualidade. Tem-se visto o poeta, em vários sites na web apresentando seu vasto trabalho, este que o faz desde cedo, e os grafam mimeticamente em todos seus sítios nacionais e internacionais. Como pessoa Alberto Araújo é muito expansivo, e de uma energia contagiante que faz irradiar todos os que lhe são próximos. Encontrei-me com ele no SALIPI e recentemente na Bienal de São Paulo. Foram nesses encontros que vi de perto, a sua grande luta para fazer a poesia ultrapassar todas as barreiras e tornar-se algo que a faça ser a maior forma de expressar o amor. Acredita muito que a poesia é a pílula da vida.


Tuela Lima
Poetisa – Rio de Janeiro.

 
   
   

“O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
E Ela concebeu do Espírito Santo
– Eis aqui a escrava do Senhor.
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
E o Verbo Divino se fez carne. E habitou entre “nós”.
(Lucas-1,30-38)

 
   
   

 

A um passo do nascimento.
Além da mina. O meu livro de poesia
Em tábua de primeira, e perante Deus, o meu Senhor.
o meu agradecimento.
Após, vêm todas as palavras escritas com esmero,
para o tempo futuro, e perpetuamente.
Dedico a todos os poetas do mundo,
esses seres que fazem nossas vidas ficarem
cheias de desejos e fantasias.

Alberto Araújo

 
   
   

 

DEDICATÓRIA

Agradeço à minha Shirley,
por estar ao meu lado sempre.
Minha mãe, todos os meus familiares,
amigos e aos milhares de
pessoas que visitam meus sites/blogs.

E a todos os que acreditam em meu trabalho.
Somente assim consigo fazer
parte desse mundo,
onde as palavras enfeitam
nossos olhares e preenchem de
belezas os nossos corações.

 

   

 
Livro de Visitas