Bixonário
Profª Augusta Schimidt
pag. 1 de  págs

 

www.enem.coc.com.br


A evolução da vida na terra tem sua origem há aproximadamente 4600 milhões de anos. No final do último período glaciário, surgiram os primeiros povoados. O domínio sobre a natureza, iniciado com a descoberta do fogo, foi acelerado com a criação da escrita e o homem conseguiu tanta ascendência sobre a terra que se tornou capaz de ameaçar a própria existência pela destruição do seu habitat, tanto pelo desenfreado crescimento demográfico, quanto pelas guerras e pelo uso inadequado do meio ambiente.
Solo, água, atmosfera, assim como todos os seres vivos que habitam o planeta, formam o ecossistema e todos esses elementos estão ligados entre si.

 

www.docelimao.com.br

Terra, Água, Solo e Ar


O sol brilhando no céu envia suas luzes radiosas, garantindo a vida das plantas que por sua vez cumprem a sagrada missão de alimentar os animais. A mãe natureza, feliz e satisfeita, a tudo observa e agradece ao Criador tanta sabedoria. Sobre o solo e dentro dele, seres vivos vão fazendo o seu trabalho e em perfeita união seguem a vida até que lhes chegue a hora de partir para alguma missão. Dona Água, sempre presente na terra como uma fada de bondade abastece mares, rios, lagos e cachoeiras, dividindo com o ar que respiramos a função da purificação.
Terra, Água, Solo e Ar são irmãos. Fazem parte da nossa galáxia e garantem a sobrevivência de toda a criação.


Augusta Schimidt/ 17/9/2003
Do livro Ciências Geografia e Magia

Determinados insetos que polinizam determinadas flores, garantem a perpetuação dessa espécie de planta. Certas árvores dependem dos pássaros para fazer a dispersão de suas sementes.

eco-acao.blogspot.com

Da mesma forma, animais herbívoros dependem de determinadas plantas para se alimentar, formando assim a cadeia alimentar.

www.rainhadapaz.com.br/projetos/ciencias/ecol...

A alteração de um desses elementos pode provocar alteração em vários outros. Após a derrubada de uma floresta, os animais que nela vivem e dela dependem para se alimentar, produzir e se preservar, também são destruídos.
Nas florestas tropicais, encontramos um grande número de espécies animais, porém o número de animais dentro de cada espécie é em geral muito baixo.
Os animais encontrados em maior número são os insetos, borboletas, aranhas, formigas e cupins.
Os mamíferos, entretanto se encontram em pequeno número, tanto de espécies como de indivíduos por espécie.
Desde o despertar da civilização, notam-se indícios da preocupação do homem pelo seu meio ambiente.
Acredita-se que a agricultura iniciou-se na pré-história em torno de 12000 AC com o surgimento das primeiras formas de agricultura; ( espécies de vegetais) e pecuária (domesticação de animais). Junto com a formação das primeiras aldeias agrícolas as primeiras plantas cultivadas foram o trigo e a cevada.
Mudanças no clima e o desenvolvimento da tecnologia humana podem ter sido as razões iniciais que levaram à descoberta da agricultura em três épocas distintas:
Na Mesopotâmia (pela cultura Natufiana)
Na América Central (pelas culturas pré-colombianas)
No leste da Ásia (pelos chineses).
Supostamente, há cerca de 10 mil anos, indivíduos de povos caçadores notaram que se alguns grãos que eles coletavam na natureza para se alimentar fossem enterrados adequadamente sob o solo, iriam produzir novas plantas iguais às que os originaram. Com o tempo, as pessoas foram selecionando os grãos selvagens, escolhendo os que possuíam características que mais lhes interessavam, como tamanho, quantidade produzida, sabor e isso deu origem às plantas domésticas.
No Brasil, antes da chegada dos portugueses, os indígenas que viviam no litoral brasileiro, alimentavam-se basicamente de raízes (mandioca, cará) e de peixes e crustáceos abundantes na costa. Esses restos alimentares deram origem aos fósseis chamados de sambaquis.
A relação do homem com os peixes é tão antiga quanto a história.
Sem ainda ter desenvolvido as formas tradicionais de cultivo da terra e criação de animais, as sociedades primitivas praticamente dependiam, da pesca como fonte de alimentos.
Ao conjunto de animais próprios de uma região ou de um período geológico, damos o nome de Fauna.
A fauna de um país é importante parcela dos recursos naturais e sua defesa vem se tornando cada vez mais necessária. No Brasil, é muito rica em variedade de animais, em sua maioria própria dos climas tropicais.
 

 

 

 

LIVRO DE VISITAS