"FÉNIX"

Colectânea Literária

POESIA

 
   

CARMEN LÚCIA HUSSEIN

   
   

BIOGRAFIA


Carmen Hussein é poeta e professora universitária de Psicologia Escolar e Educacional. Foi professora em todos os níveis escolares Lecionou na graduação nesta área nos cursos de Psicologia e Pedagogia E na pós-graduação em Psicopedagogia. É mestre e Doutora e fez um estágio de pós-doutorado em Psicologia do Escolar(CNPq) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem curso de especialização na University of Wisconsin em Madison, Wisconsin nesta área. Tem alguns livros como Psicologia do Brinquedo :Aspectos Teóricos e Metodológicos,SP:Edusp e Nova Stella,1986 e Leitura Critica e Leitura Criativa,RJ: CBJE,2008 E possui vários artigos em revistas de Psicologia. A sua linha de pesquisa é Psicologia do Ensino e Aprendizagem da leitura e redação na sala de aula, com ênfase em leitura critica, leitura criativa e redação criativa. Realiza reflexões sobre o ensino de leitura e redação de poesias para escolares. Recebeu 5 distinções internacionais em sua área.. Tem afinidade com a literatura e poesia.
Teve com a sua mãe, Thereza de Oliveira Ribeiro, o incentivo por poesia por ela ser poetisa Ganhou vários prêmios e concursos nacionais e no exterior principalmente portugueses. Pertence a 6 Academias Literárias no exterior:● Membro Correspondente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa (PT);● do Círculo Internacional de Escritores da Espanha- Galiza; ● da Academia de Letras e Artes Valparaiso-Chile( ALAV);● da Sociedade dos Poetas del Mundo (Santiago-Chile) ;● do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires- Argentina;● do Círculo Moçambicano de Escritores de Diáspora-África. ( CMED).
. E também a 16 entidades literárias nacionais -●Acadêmica Correspondente da Academia de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro(RJ); ● Litteraria Academia de Lima Barreto (LALB-RJ);● da Academia Luminescência Brasileira -Araraquara (ALUBRA-Araquara,SP);● da Academia de Letras do Brasil-seccional-Araraquara(ALB);● do Clube dos Escritores de Piracicaba.(SP);● da Academia Taubateana de Letras –( ATL- Taubaté-SP);● da Academia de Letras do Grande São Paulo-São Caetano do Sul ( ALGRASP-SP);● da Real Academia de Letras-Ordem da Confraria dos Poetas(Porto Alegre –RS), da Academia de Ciências. Letras e ,Artes de Vitória –(ACLAV- ES);● da Academia de Letras, Música e Artes de Salvador (ALMAS-Bahia) ● da Academia de Letras e Artes de Goiás- Goiás Velho-Goiás-(ALG- Go);● da Academia de Letras Teófilo Otoni ( ALTO -MG);● da Academia de Letras, Artes e Ciência-Mariana- (ALACIB-MG);●Membro da União Brasileira dos Escritores -UBE(SP),● da Associação Internacional de Escritores e Artistas da Literarte (R.J.);● da Rede de Escritoras Brasileiras-Rebra (S.P.);● Membro da Associação Brasileira Psicologia Escolar e Educacional.(SP)
..
Tem 20 livros de poesia sendo que alguns estão no estrangeiro em português, francês, inglês e espanhol.. Tem 100 Antologias sendo que 35 delas estão divulgadas no exterior em português, espanhol, francês, inglês, holandês e chinês. Possui o livro pela CBJE “Passagens de Vida “ em 2008; os livros “Retratos”, “Ressonância” , “ Contemplação “, Reminiscências / O Relógio e o Tempo em 2010. Também tem os livros de poesias “ As palavras escolhidas”, “ Caminhos”, “ Um novo horizonte”, “Meditações” , “ Expressão Poética e “Poemas Contemplativos” em 2012 .Ainda publicou os livros pela CBJE “Além do Cotidiano”, “Versos Líricos”, “O verão daquele ano “, “O Fluxo do Tempo” , “ A Casa Amarela” e “ A manhã daquele dia” em 2013. Seu livro” “A Casa da Rua XV-Versos”- foi lançado em 2014 e “O ypê-roxo no jardim” em 2015. Vários dos seus livros foram lançados na Livraria Cultura (2007;2008;2010;2012), alguns na Bienal Internacional do Livro de SP (2014) e do RJ (2015).Também na Feira de Frankfurt (2014), no Salão de Impressa e Livro de Genebra, Suíça (2015) e no Salão do Livro de Paris (2015). Alguns destes estão divulgados em Santiago da Compostela,na Espanha pela Literarte que divulgará em Portugal e na Espanha.. E também em Lisboa-Portugal divulgado pela Literarte e editora Mágico de Oz.

Os prêmios recebidos recentemente foram os seguintes: ● Diploma de Honra ao Mérito”Escritor Excelência 2015”dado pela Associação de Poetas de Região Autônoma de Madeira e a Editora Mágico de Oz no R.J. em 22-8-2015 ● Prêmio Intercambio Cultural 2015 do Projeto Extensão Internacional-UFPb:●Prêmio Literarte 2015- Melhor Poeta- no Movimento Litero-cultural Literarte Nordeste 2015 em Recife em junho ● Prêmio” Melhores Poetas Lusófonos” dado pela Magico de Oz Editora em acordo com a Sociedade Cultural da Ilha da Madeira.dado em 17-01-2015;●Premio dado pelo Núcleo de Letras e Artes de Lisboa que deu uma medalha gravada no verso pelo Gabinete Real de Portugal em 2015 ● Prêmio dado pelo Circulo Moçambicano de Diáspora em 2014; ; ● Prêmio Excelência do CEMD e ingresso no CEMD dado pelo Núcleo de Letras e Artes de Lisboa e o Circulo de escritores Moçambicanos, com posse na Espanha em 2014.

. Os seus poemas denotam um lado humanista subjacente E expressam temas existenciais e profundos da vida. Alguns deles são questões como fragilidade humana, a finitude da vida, o efêmero, a eternidade, o amor, a perda, a saudade. São também meditativos e buscam o sentido da vida. Há vários poemas expressos de modo lírico. E são poesias com temática diversificada como amor, perda, meditativas, religiosas, critico- sociais e da natureza.. Os filósofos em que se baseia são os filósofos existencialistas (cristãos ou não).

Nasceu em Taubaté e mora hoje na cidade de São Paulo.

Seus livros estão na www.livrariacultura.com.br. E estão em e-books no www.amazon.com
O seu site é www.carmenluciahussein.com.br

 
 
 
ÍNDICE
 
     
A MÚSICA DA VIDA
ALMA SERENA
UMA DÁDIVA
FALTA DE SENTIDO NA VIDA
SUPERAR A DOR
Pág 01
 
A SUA MISSÃO
A TRANQUILIDADE
QUASE...
A NOITE ESCURA
A AUSÊNCIA
Pág 09
     
O CAJUEIRO
A RELAÇÃO PESSOAL
A ENCRUZILHADA
É O QUE DEVERIA SE FAZER
IMPRESSÕES
Pág 02
 
PALAVRAS PROFUNDAS
A MANHÃ DE INVERNO
O DESPERTAR
A FALSIDADE
O CÉU E AS ESTRELAS
Pág 10
     
A EXISTÊNCIA
A SUA PRESENÇA
A INFÂNCIA
AFINIDADE
A CRIANÇA FELIZ
Pág 03
 
A PAZ
A TUA PRESENÇA
A INDIFERENÇA
QUASE
A NOITE ESCURA
Pág 11
     
AS RECORDAÇÕES
O RETORNO
SEMPRE UM NÚMERO
A AURORA
O APRENDIZ
Pág 04
 
OLHAR ENCOBERTO
A LUZ DO SOL DIVINO
POETIZAR
O AGRADECIMENTO
A MINHA INFÂNCIA
Pág 12
     
UM MODELO
MUDANÇAS
CANÇÃO
OS DONS
A ESTRELA DO MAR
Pág 05
 
O OUTONO
A ROSA
A ESPERA DA INSPIRAÇÃO
O TEU OLHAR
O MÊS DE MAIO
Pág 13
     
CHUBBY
A PAISAGEM
O INVERNO
ESTA RUA
AS ROSASVERMELHAS
Pág 06
 
A VARANDA DA CASA
A PROCURA
O DESEJO
A PARTIDA
A SUA COMPANHIA
Pág 14
     
A ESTRADA
O HOMEM SEM TETO
A RAZÃO
MEGALÓPOLE
O PEDIDO
Pág 07
 
A ESTRELA BRILHANTE
O DOM
O ALVORECER
O RETRATO
A CONVERSA
Pág 15
     
QUANDO...
A ESTRADA
A ALVORADA
O SILÊNCIO COMO COMPANHEIRO
O SER QUE NÃO ESCUTA
Pág 08
   
 
   
   
 
Livro de Visitas