"FENIX"

Coletânea Literária

POESIA

 

 

FAHED DAHER

 

ASCLEPIUS
deus da medicina

 

BIOGRAFIA


Nascido em Curitiba, Paraná, décimo filho de casal de libaneses vindos, ainda jovens imigrantes e evoluindo no Brasil à custa de muita persistência e trabalho. Dividiu o tempo de estudos entre a escola e o trabalho. Tenista, praticante de natação sem ser nadador, gosta de montaria, viagens e atividades comunitárias. Iniciou curso universitário em Direito, mas seguiu e formou-se em Medicina. Orador de todas as caravanas do Brasil em Buenos Aires na Praça de San Martin, promoção da embaixada brasileira com a presença do titular Batista Luzardo. Após diplomado fez estudos de pós graduação no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, seguindo para Campinas em São Paulo e, após, na Universidade de Santa Fé, na Argentina, mantendo a especialidade de Otorrinolaringologia e oftalmologia. Em Rolândia (PR), 1956, fundou o Lions Club e iniciou a Associação Médica de Rolândia. Liderança política, sem nunca ter aceito qualquer candidatura. Professor de biologia. Patrono da turma de Escola Normal de Rolândia em 1959.Publicação de trabalhos literários e poemas.Em 1962 mudou residência e profissão para Apucarana. Foi Secretário e após Presidente da Associação Médica de Apucarana, liderou 07 congressos estaduais e outros regionais de estudos médicos.. Admitido ao Centro de Letras do Paraná, em Curitiba em 1954.

Em 1970, patrono da turma do Colégio Agrícola de Apucarana. Em 1983, acadêmico da Academia José de Alencar de Curitiba. Em 1998, titular da cadeira 15 da Academia de Letras de Londrina. Membro titular da Sociedade Brasileira de médicos escritores. Delegado da União Brasileira de Trovadores

Rotary- No distrito 4710 co-fundador do Rotary Clube Apucarana Sul em 1970. Depois para o Rotary Clube Cidade Alta, Conduzido a Governador rotário do Distrito em 1995/1996. Presidente da - APAE- de Apucarana em 1975 encaminhou uma nova sede. Presidente do Movimento Familiar Cristão durante 05 anos. Criou a Fundação de Ensino Técnico de Apucarana (FETAP), formando em 5 anos da sua direção, 6.000 operários e instalando o SENAI.

Fundador e primeiro presidente da Academia de Letras Centro Norte do Paraná, cargo que ocupa até hoje. Participante de diversos congressos e cursos médicos nacionais. Cronista colaborador de diversos jornais, Conferencista. Patrono da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores-AVSPE.-

Livros publicados: - Pureza Pecado Poesia I -/- Pureza Pecado Poesia II- /-Idílios Idéias Ideais - /- Amor Ideal Rebeldia -/- discurso de formatura -/- poemetos para adolescentes -/- História do Brasil: De Getúlio Vargas a Juscelino Kubitschek.-/- Crônicas. -/- No prelo:- Antropologia do amor- Contos-poesias-crônicas.

Fahed Daher
( Apucarana – Paraná)
 

 

 

 


BATALHÃO DA JUVENTUDE - 17 ANOS
Fahed Daher


Batalhão! Às minhas ordens!
Armas erguidas ao sol,
olhando o céu com coragem,
homens de fibra e de escol.


A Pátria nos chama pra luta,
somos de paz e de amor,
mas nesta fé nobre, augusta ,
nossa guerra tem valor.


Nos livros também lutamos
e com eles manteremos
toda gloria que queremos
para esta Pátria que amamos.


A glória do combatente
é ter a alma vibrante,
o punho forte, valente
e o coração sempre amante.


Soldado é quem ama nossa terra,
os pés soldados neste chão bendito ,
se for preciso, no grito de guerra
e na defesa deste céu bonito.


Somos irmãos pelas armas,
irmãos na pena e na enxada,
nos livros e nos motores,
nossa visão projetada
na maravilha das cores
desta bandeira hasteada
com todos nossos ardores.


Mas, hoje, a ordem do dia
é o grito de rebeldia
contra todo adversário:
Descaso, inércia, cegueira,
que desprezam o progresso
e o valor desta bandeira
que é o abrigo deste povo.
Irmãos, de qualquer maneira.


Batalhão organizado!
Democracia guerreira,
Alevantando a bandeira
aguerrida, Brasileira,


Sentido.
Batalhão!
No meu comando.
Nossa tropa desafia
o inimigo onde atacar
Assina a ordem do dia,

A juventude Escolar”.

Fahed Daher

 

 

Livro de Visitas