"FÉNIX"

Colectânea Literária

POESIA

 
 

 

 

LUIZ CARLOS RODRIGUES DA SILVA , PROF.

 

 
 
 

POESIA SIMPLES

Outono virginal.
sorriso da pétala.
Puberdade presente em cada amanhecer.

Causas e efeitos
ofuscado nos defeitos,
dos lampejos
que refletem a criação.
Prole da indefinição,
seduzido do porquê,
sintoma do juízo.

Labirinto da certeza.
Descobrir o substantivo da cor.
Desintoxicação do antítodo
Que cadaveriza os sentimentos
Numa página amarelada e pálida

Luiz Carlos Rodrigues da Silva

 
 
 
 

BIOGRAFIA

Luiz Carlos Rodrigues da Silva nasceu em Caxias, Estado do Maranhão, em 18 de maio de 1962. De uma família de comerciantes oriunda de Sucupira do Norte-MA. Filho de Sebastião Rodrigues da Silva (In Memorian) e de Raimunda Alves de Carvalho da Silva. Mora em Barra do Corda desde os anos de 1968. Casado com Natividade Brasil da Silva e pai de Adriana Brasil da Silva, Lázzare Brasil da Silva, André Brasil da Silva e Stefanni Brasil da Silva. Avô apaixonado de Victor Brasil de Oliveira e Vinícius Luiz Brasil de Oliveira.
Com passagem pelas nossas escolas primárias da cidade, ingressara mais tarde no renomado Colégio Nossa Senhora de Fátima, onde entre os anos de 1975 a 1978 cursou o antigo primeiro grau. No mesmo estabelecimento de ensino, cursou o antigo segundo grau (1979-1981) e também concluiu a formação para o magistério no ano de 1992, no mesmo educandário.
Pouco tempo depois, por competência e qualidade acadêmica, o diretor geral do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Frei Jesualdo Lazzari, ofm cap. o convida para integrar o corpo docente do mesmo, fonte onde bebera nos anos dourados os primeiros ensinamentos.
Ingressou na carreira do magistério muito jovem. Além do Colégio Nossa Senhora de Fátima, exerceu a docência também no Centro Educacional Cenecista de Barra do Corda- CNEC e, posteriormente, no Centro Educacional Padre Pio, no Centro de Ensino Professor Galeno Edgar Brandes, Centro de Ensino Wolney Milhomem, Unidade Integrada Deusdedith Cortez Vieira e Centro Educacional Cristão –CEC. Exerceu a função de professor formador do PROFORMAÇÃO –Programa de Formação de professores em Exercício, na área de Identidade, Sociedade e Cultura.
É professor da rede oficial pública estadual e municipal, apaixonado pela educação, pela poesia, pela cultura, pela música, pela pesquisa e pela produção acadêmica. Atualmente, coordena os trabalhos pedagógicos do Centro de Ensino Wolney Milhomem e docente na Unidade Integrada Professora Otávia Bandeira. Exerce a docência em cursos de graduação e pós-graduação em Institutos de Ensino Superior que atuam em Barra do Corda e em outros municípios.
Formou-se em Filosofia pela Faculdade Evangélica do Meio-Norte – FAEME e em História pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Especializou-se em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Mídias na Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Psicopedagogia pela Faculdade Evangélica do Meio-Norte – FAEME e MBA em Gestão Escolar pela Universidade Virtual do Maranhão - UNIVIMA e Mestrado em Educação pela Universidad Politécnica y Artistica Del Paraguay – UPAP. Atualmente faz doutorado em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción –UAA.
É membro da Arcádia Barra-Cordense –ABC, da Academia Barra-Cordense de Letras -ABL e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Barra do Corda. Também é articulista semanal do jornal eletrônico Turma da Barra.
Está no prelo a publicação do primeiro livro de poesias. Tem uma vasta produção acadêmica que será posteriormente publicada.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/7552705836859811

 
 
 

O TEMPO E O ESPAÇO

Quem sou.
Imerso nos acontecimentos.
Fragmento de tempos incertos,
Dispersos num labirinto espacial,
Onde a opacidade impera
E os presentes
Se emaranham
Nos passados remotos.

O mesmo se revela
Na existência
E
No não-existir.

Busco a luz
Como desejo a vida
Na imensidão das dúvidas.

Finalmente,
Desejo descobrir
Quem sou.

Luiz Carlos Rodrigues da Silva

 
 
 
 

ÍNDICE

(clique no nº da página)

FÉRIAS POÉTICAS
FÉ NO AMOR
POESIA SIMPLES
O TEMPO E O ESPAÇO

Pág 01

 

PERGUNTAS INEBRIANTES

PRIMAVERA ONTOLÓGICA
REMINISCÊNCIAS DE AGOSTO
RESIDÊNCIA DO POETA
Pág 06
MISTAGOGIA DE UM POETA
A (DES) GOSTO
DES (CONHEÇO)
DESTINO
Pág 02  
REVELAÇÃO
SETEMBRO
SILÊNCIO POLIFÔNICO
BARRA DO CORDA
Pág 07
ESPASMOS
FUSÃO
INQUIETAÇÕES
MARANHÃO SOBRINHO
Pág 03  
SURPRESA CORPORAL
SUBLIME
NÉVOAS
INSÓLITO
Pág 08
MEMÓRIA
NÁUFRAGO
NOSTALGIA
ODE A SETEMBRO
Pág 04  

RELÍQUIAS

BARRA DO CORDA-MA
METAFÍSICA
SONETO DO (A) MANHÃ
Pág 09
OUTONO
PASSOS
PAZ
PEDAÇOS DE TRAÇOS
Pág 05  
 
Biografia de MOISÉS DA PROVIDÊNCIA ARAÚJO
Biografia de GUSTAVO BARBOSA
 
Pág 10
 
 
 
Livro de Visitas