FÉNIX

 

Colectânea Literária

PROSA

 

 

 
 

Ronaldo Werneck

 

 

BIOGRAFIA

 

Ronaldo Werneck nasceu em Cataguases-MG.
Jornalista e crítico, colaborou com vários jornais e revistas cariocas: Jornal do Brasil, Pasquim, Diário de Notícias, Última Hora, Revista Vozes, Revista Poesia Sempre e Revista História, ambas da Biblioteca Nacional. Em 2013, organizou a edição especial sobre Cataguases para o Suplemento Literário Minas Gerais. Desde 1968 colabora com o Suplemento, onde publicou poemas, resenhas e algumas críticas de cinema.
Poeta, tem oito livros publicados: Selva Selvaggia (1976), pomba poema (1977), minas em mim e o mar esse trem azul (1999), Ronaldo Werneck Revisita Selvaggia (2005), Noite Americana/Doris Day by Night (2006), Minerar O Branco (2008), cataminas pomba & outros rios (2012), o mar de outrora & poemas de agora (2014).
O escritor lançou também em 2009 o livro-ensaio Kiryrí Rendáua Toribóca Opé – humberto MAURO revisto POR ronaldo WERNECK e os livros de crônicas Há Controvérsias 1 (2009) e Há Controvérsias 2 (2011). Em 2001, gravou em show ao vivo o cd Dentro & Fora da Melodia/Que papo é esse, poeta?
Editor de Suplementos Literários, ensaista, tradutor e crítico de literatura, cinema e artes plásticas, tem textos e artigos publicados em vários veículos da mídia. Desde os anos 1990, assina a coluna "Há Controvérsias", publicada em vários blogs e no Jornal O Liberal, de Cabo Verde. Produtor Cultural, foi um dos realizadores dos dois Festivais Audiovisuais de Cataguases – Música e Poesia (1969/1970) e Coordenador da Exposição Os Mineiros do Pasquim, em 2008.
Videomaker, editou em 2009 dois filmes sobre a trajetória do cineasta Humberto Mauro, sOLdade e mauro move O mundo. Dedica-se, atualmente, a editar registros audiovisuais captados em vários formatos (Super 8, VHS, Super VHS, digital) ao longo dos últimos 30 anos.
É membro do Pen Clube do Brasil.

http://www.ronaldowerneck.com.br

 

 

Há Controvérsias

CRÓNICAS

 

 

 ÍNDICE

AfonSim/AfonSom: distância/altura/atenção

Pág 01

 
O show que não houve: chuva, chope & salame Pág 02  
Para Mané, para Elza, para Chico, para Pelé e Afonsim Pág 03  
Fernet Branca/ Vermelho Cais Pág 04  
Afonsim,Banana,Garrincha, Lúcio Alves & SylvinhaTelles Pág 05  
Bia, Helena, Elza: Afonso na batera é coisa louca Pág 06  
 

 

Livro de Visitas

 

 

Clique aqui para ver todos os detalhes e estatisticas do site